DSpace
Portal do Conhecimento
  Português | Inglês

Portal do Conhecimento >
Repositórios Científicos - Repositórios Integrados >
UJP - Biblioteca Digital da Universidade Jean Piaget >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10961/4144

Title: Assédio Moral e Sexual nas Relações de trabalho: Os factores que potenciam o assédio moral e sexual nas relações de trabalho e as atitudes das pessoas perante tal fenómeno. Caso Enapor
Keywords: Assédio Moral
Assédio Sexual
Relações de trabalho
Enapor
Issue date: Aug-2010
Publisher: Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Abstract: Esta pesquisa monográfica, ora apresentada, visa analisar e compreender os factores que os funcionários da ENAPOR percepcionam como estando na origem do assédio moral e sexual nas relações de trabalho, bem como as atitudes dos mesmos perante o fenómeno. Os aspectos apresentados derivam de interpretações feitas durante a investigação sobre a temática em estudo, assédio moral e sexual nas relações de trabalho, tendo como bases as autoras BARRETO (2000) e FREITAS (2001). Estas são as autoras nas quais pretendemos centralizar, mas, outras abordagens teóricas darão suporte a esta nossa investigação. Pretendemos estudar o tema com base na análise documental, Pesquisas na Internet e aplicação das entrevistas aos directores e outros funcionários de outro escalão. A escolha destas duas autoras como suportes teóricos para esta pesquisa tem a ver, sobretudo, com o facto de elas estarem intrinsecamente relacionadas com os objectivos que norteiam a nossa investigação. Utilizaremos também como suporte teórico as contribuições de outros autores em relação à problemática do assédio moral e sexual nas relações de trabalhos. As mesmas razões apresentadas nos parágrafos anteriores em relação às outras contribuições teóricas dos outros autores também se aplicam de forma específica a este autor. Para uma análise aprofundada desta pesquisa, recorreu-se ao método qualitativa para a análise de resultados, utilizando como instrumentos de recolha dos dados a entrevistas. Esta pesquisa monográfica está estruturada em cinco capítulos: no primeiro capítulo, uma reflexão sobre a definição do objecto de estudo e da metodologia; no segundo, assédio moral e sexual; no terceiro, temos as estratégias, motivos que encoraja a pratica do assédio, as atitudes e as politica de prevenção. No quarto, capítulo procede-se à apresentação, análise e interpretação dos resultados obtidos, por último, as principais conclusões a que se chegou nesta pesquisa e as considerações finais do mesmo.
Description: O relacionamento humano sempre envolve uma série de comportamentos que dependerá das pessoas que promovem a interacção e do meio em que os indivíduos estão inseridos. Como na vida pessoal, no seu dia-a-dia, o profissional também se depara com situações inesperadas e dentre essas está o assédio moral – uma forma de violência que denigre a imagem do funcionário e pode resultar em baixo desempenho, absenteísmo, queda da auto-estima e até desligamento da empresa. O assédio moral pode ser evidenciado pela violação da dignidade do profissional ou através qualquer situação que imponha à pessoa condições de trabalho que sejam constrangedoras ou degradantes. Essas circunstâncias envolvem desde rotulação de apelidos, delegação de actividades não compatíveis à função ou, então, atitudes de gestores que fazem do “abuso do poder” uma constante junto aos subordinados. ALVES, JOÃO (2001, pp.1).
URI: http://bdigital.cv.unipiaget.org:8080/jspui/handle/10964/54
http://hdl.handle.net/10961/4144
Appears in Collections:UJP - Biblioteca Digital da Universidade Jean Piaget

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

NOSI Universidade do Minho  

Portal do Conhecimento  - Feedback - portaldoconhecimento@mesci.gov.cv - Tel. +238 - 2610232

Facebook