DSpace
Portal do Conhecimento
  Português | Inglês

Portal do Conhecimento >
Repositórios Científicos - Repositórios Integrados >
UJP - Biblioteca Digital da Universidade Jean Piaget >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10961/4179

Title: Auditoria interna como factor de promoção da qualidade do serviço educativo – sua aplicação no controlo dos sumários na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Keywords: Auditoria interna
Promoção da qualidade
serviço educativoS
Cabo Verde
UniPiaget
Issue date: Feb-2009
Publisher: Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Abstract: Este trabalho aborda a auditoria como um meio para a promoção da qualidade de ensino praticado na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, tendo como referências os resultados das análises efectuadas aos sumários. De referir que, para esse efeito, tivemos que partir de extracto amostral de 25% dos 16 cursos de graduação que vêm sendo ministrados, procurando fazer jus à metodologia inicialmente escolhida que, para além da pesquisa bibliográfica, inclui, igualmente, o tratamento estatístico dos dados recolhidos. No tocante à recolha, ao tratamento e à análise dos dados, recorremos a duas abordagens, isto é, a abordagem quantitativa e a abordagem qualitativa. Na verdade, a abordagem quantitativa aparece já no momento do extracto da amostra; todavia, passa a estar mais evidenciada depois de termos elaborado grelhas que, com efeito, nos permitiram recolher e, consequentemente, fazer o tratamento dos dados relacionados com o cumprimento da carga horária e dos itens apontados nos programas pelo docente de cada disciplina, bem como no que toca ao cumprimento das exigências formais exigidas pela UniPiaget, com auxílio dos programas Excel e SPSS versão 11.0 for Windows.
Description: No quadro do funcionamento das instituições sociais surgem várias preocupações tendo em vista, por um lado, a melhoria ou dos produtos ou dos serviços que vêm prestando, ou ainda, ambas as dimensões e, por outro, a preocupação com a fiabilidade e a coerência de informação que colocam à disposição dos interessados. Na verdade, acredita-se que foi assim que surgiu a auditoria num dado contexto de desenvolvimento social, temporal e histórico, assumindo, por conseguinte, duas grandes funções: a de apoio à direcção e a de vigilância dos sistemas de controlo, segundo defendem Morais e Martins (1999:52-53).
URI: http://bdigital.cv.unipiaget.org:8080/jspui/handle/10964/90
http://hdl.handle.net/10961/4179
Appears in Collections:UJP - Biblioteca Digital da Universidade Jean Piaget

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

NOSI Universidade do Minho  

Portal do Conhecimento  - Feedback - portaldoconhecimento@mesci.gov.cv - Tel. +238 - 2610232

Facebook