DSpace
Portal do Conhecimento
  Português | Inglês

Portal do Conhecimento >
Repositórios Científicos - Repositórios Integrados >
UJP - Biblioteca Digital da Universidade Jean Piaget >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10961/4355

Title: As Demandas Educativa e a Formação Permanente dos Professores Estudo de Caso Escola Secundária «Amor de Deus» ano lectivo 2009/2010
Keywords: Demandas Educativa
Formação Permanente
Escola Secundária
Professores
Issue date: Mar-2011
Publisher: Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Abstract: O trabalho intitula-se As Demandas Educativas e a Formação Permanente dos Professores, estudo de caso escola secundária «Amor de Deus» ano lectivo 2009/2010. O trabalho está estruturado em quatro capítulos. No primeiro capítulo, procuramos fazer o enquadramento conceptual e teórico, partindo do conceito da formação permanente dos professores, como sub-capitulos: Conceitualização da temática: Conceito da Formação Permanente/ Contínua, Professor (antigo e actual), Profissão e Profissionalismo, evolução da formação permanente, os modelo de Formação Permanente na perspectiva de diferentes autores e os modelo Racionalista-academicista, Técnico e o modelo Reflexivo. No segundo capítulo, iremos abordar sobre as demandas da formação permanente dos professores na educação actual, os desafios da sociedade actual á Educação, as demandas da Integração dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (N.E.E) e os professores na mediação dos conflitos. No terceiro capítulo, faremos uma breve caracterização da escola secundária “Amor de Deus” e também a percepções dos Professores e da Direcção da ESAD (escola secundária «Amor de Deus») sobre a formação permanente dos professores. Este trabalho tem como finalidade de descobrir quais são as perspectivas dos professores em relação à formação contínua. Para atingir este objectivo utilizou-se como metodologia, a consulta bibliográfica e o trabalho do campo.
Description: O trabalho que pretendemos desenvolver enquadra-se no âmbito do final de um percurso de quatro anos para obtenção do grau de Licenciatura no curso de Ciências da Educação e Praxis Educativa, cujo tema é As Demandas Educativas e a Formação Permanente dos Professores, estudo de caso escola secundária “ Amor de Deus” ano lectivo 2009/2010. Com este trabalho pretendemos analisar a evolução histórica da formação permanente para aquilatar da sua importância no desenvolvimento profissional dos professores, o interesse do professor pela sua formação e o trabalho do professor perante os desafios da sociedade. Antes dos anos setenta a formação permanente não tinha muita importância no sistema educativo, escolarizar a população era o principal objectivo, e preocupava-se somente com a quantidade dos conhecimentos. Actualmente o sistema educativo, preocupa-se com os objectivos qualitativo colocando ênfases, na formação dos docentes. Otero (2004, p.423)
URI: http://bdigital.cv.unipiaget.org:8080/jspui/handle/10964/270
http://hdl.handle.net/10961/4355
Appears in Collections:UJP - Biblioteca Digital da Universidade Jean Piaget

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

NOSI Universidade do Minho  

Portal do Conhecimento  - Feedback - portaldoconhecimento@mesci.gov.cv - Tel. +238 - 2610232

Facebook