DSpace
Portal do Conhecimento
  Português | Inglês

Portal do Conhecimento >
Repositórios Científicos - Repositórios Integrados >
UJP - Biblioteca Digital da Universidade Jean Piaget >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10961/4370

Title: Análise da relação interpessoal do grupo informal “Malta sempri djunto” - Estudo de caso: Caixa Económica de Cabo Verde
Keywords: Grupo informal
Relação interpessoal
CECV
Issue date: Dec-2011
Publisher: Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Abstract: O presente trabalho insere-se no âmbito do trabalho de fim de curso de Bacharelato em Psicologia na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. O seu objectivo é analisar o relacionamento interpessoal existente entre os membros do grupo informal “Malta sempri djunto” na Caixa Económica de Cabo Verde (CECV). É sabido que hoje os grupos, sobretudo os informais, assumem cada vez mais uma maior importância na vida das organizações. Neste contexto, constitui tarefa de qualquer responsável, conhecer os seus colaboradores, os processos de grupos, a cultura organizacional e o modo que estes processos e pessoas interagem entre si. Estes aspectos têm fortes impactos no sucesso de qualquer organização. A CECV é uma instituição financeira cabo-verdiana que conta com mais de duas centenas de colaboradores. O grupo informal “Malta sempri djunto” surgiu em 2003 e é constituído por cerca de 32 colaboradores da CECV, que por motivos vários se identificam uns com os outros quer na vivência dos mesmos problemas que os afectam, quer na vontade de realizar certas actividades fora do horário normal de trabalho, quer na procura de soluções de problemas provenientes de situações ligados ao trabalho.
Description: Nas últimas décadas o estudo do comportamento dos grupos vem surgindo como uma parte cada vez mais importante do comportamento organizacional e, neste sentido tem sido objecto de uma vasta gama de literatura. Esta situação é tão importante porque conhecer as pessoas, os processos de grupos, a cultura organizacional e o modo como estes processos interagem entre si passou a ser uma exigência de essencial de qualquer gestor que almeje sucesso do mundo dos negócios e das organizações. Entretanto, razões várias mostram por que o estudo e o interesse pelos grupos é muito importante. Uma das razões mais fortes é a de que a maior parte do dia das pessoas é gasta dentro de grupos, o que faz com a filiação a um grupo seja a parte da vida do trabalho da maioria dos empregados, tornando-se necessário a compreensão, a formação, o desenvolvimento e as características dos grupos.
URI: http://bdigital.cv.unipiaget.org:8080/jspui/handle/10964/285
http://hdl.handle.net/10961/4370
Appears in Collections:UJP - Biblioteca Digital da Universidade Jean Piaget

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

NOSI Universidade do Minho  

Portal do Conhecimento  - Feedback - portaldoconhecimento@mesci.gov.cv - Tel. +238 - 2610232

Facebook