DSpace
Portal do Conhecimento
  Português | Inglês

Portal do Conhecimento >
Repositórios Científicos - Repositórios Integrados >
UJP - Biblioteca Digital da Universidade Jean Piaget >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10961/4376

Title: Avaliação Institucional: Apreciação da qualidade do serviço prestado pelos docentes da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde no ano lectivo 2008/09
Keywords: Qualidade
Avaliação Institucional
Apreciação
UniPiaget
Issue date: Jul-2010
Publisher: Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
Abstract: Esta memória insere-se no âmbito do trabalho de fim de curso de Licenciatura em Ciências de Educação e Praxis Educativa. Este trabalho visa essencialmente analisar a qualidade do serviço prestado pelos docentes da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (UniPiaget) em 2008/09. Hoje, a problemática da qualidade constitui um tema decorrente e pertinente para qualquer organização. Tratando-se de uma instituição de ensino superior, a preocupação com a qualidade suscita muitas abordagens, uma vez ela surge associada às múltiplas dimensões da instituição mormente quando se refere ao serviço prestado pelos docentes. Várias bibliográficas enquadram este tema no âmbito dos estudos da avaliação institucional. A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (UniPiaget) tem vindo a desenvolver anualmente, desde a sua criação, vários estudos sobre esta matéria no sentido de conhecer a apreciação da sua comunidade académica em relação à qualidade dos serviços prestados. Metodologicamente, trata-se de um estudo quantitativo e exploratório que tem como objecto de estudo os estudantes dos diferentes anos e cursos da UniPiaget (matriculados no ano lectivo 2008/09). A recolha de dados foi efectuada através de auto-preenchimento por parte dos estudantes e decorreu entre os meses de Maio e Junho de 2009. Este processo foi realizado através da aplicação de inquérito por questionário, elaborado em coerência com os objectivos preconizados. Os dados foram tratados através do SPSS, versão 17.0 e a análise de dados foi efectuada utilizando as técnicas estatísticas. Os resultados obtidos revelam que a apreciação dos estudantes da UniPiaget de Cabo Verde sobre a qualidade do serviço prestado pelos docentes da Universidade Jean Piaget em 2008/09 é positiva, não registando discrepâncias significativas quando comprado com os resultados do estudo de 2007/2008. Por outro lado, os estudantes consideram que o nível académico dos docentes condiciona a apreciação dos estudantes, sobretudo em relação às variáveis desempenho e qualidade do serviço prestado pelos professores da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.
Description: A globalização e o rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação têm provocado mudanças profundas em todas áreas/sectores, com reflexos profundos nos sectores na vida societária, acarretando como é óbvio um conjunto de novos desafios e novas exigências às instituições de cariz social, com especial enfoque para as instituições de ensino (sejam elas de natureza pública ou privada) que têm pela frente a grande tarefa de formar indivíduos competentes, responsáveis, pró-activos e, acima de tudo, comprometidos com o progresso socioeconómico.
URI: http://bdigital.cv.unipiaget.org:8080/jspui/handle/10964/291
http://hdl.handle.net/10961/4376
Appears in Collections:UJP - Biblioteca Digital da Universidade Jean Piaget

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

NOSI Universidade do Minho  

Portal do Conhecimento  - Feedback - portaldoconhecimento@mesci.gov.cv - Tel. +238 - 2610232

Facebook