DSpace
Portal do Conhecimento
  Português | Inglês

Portal do Conhecimento >
Repositórios Científicos >
UM - Universidade do Mindelo >
UM - Produção Científica >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10961/4835

Title: Balanced Scorecard como ferramenta de controlo de gestão e alinhamento estratégico nas organizações - Caso da Mindelo Hotel S.A.
Authors: Reis, Ana Paula
Keywords: controlo de gestão
balanced scorecard
gestão estratégica
Mindelhotel S.A.
Issue date: 2016
Abstract: Com a globalização dos mercados, que impõe competitividades mais agressivas, é imperativo o que os gestores utilizem meios capazes de ajudar no aperfeiçoamento das competências de modo a permitir maiores rendibilidades das organizações que dirigem. Ciente que, até o presente as empresas sustentam principalmente no sistema contabilístico, este que, muitas vezes, oferece informações escassos e limitados às tomadas de decisões, torna-se necessário investir em sistemas de medição capazes de apoiar a estratégia organizacional e que permitam excelência no planeamento e controlo e, ainda, conceber e medir indicadores de longo prazo. Com o propósito de auxiliar no aperfeiçoamento dos modelos da gestão, mais concretamente da gestão da empresa em análise, sugerimos, como objectivo deste trabalho, o estudo das ferramentas de gestão tradicional, face às novas ferramentas emergentes. Porquanto, apresentamos, como estudo de caso, a avaliação do sistema de controlo de gestão da Empresa Hoteleira MindelHotel (MH), à luz da literatura consultada, de acordo com o sistema de gestão estratégica utlizada pela empresa, de modo a poder propor eventuais melhorias. No decorrer da revisão bibliográfica, foram estudadas demais ferramentas da gestão estratégica, das quais escolhemos o Balanced Scorecard (BSC) como um instrumento habilitado a servir de base para o desenho de um sistema de controlo estratégico que visa essencialmente o alinhamento estratégico da organização. Em que após uma breve descrição do ponto de vista teórico dos conceitos, apresentamos à Empresa Hoteleira MindelHotel uma proposta para adopção, concepção e implementação do Balanced Scorecard. Durante o estudo constatou-se, por parte da direcção da empresa, uma maior consciência da importância da comunicação e divulgação da sua estratégia entre os diferentes níveis hierárquicos, o que evidencia que ela está, mesmo, disposta a apostar na sua inovação estratégica.
URI: http://hdl.handle.net/10961/4835
Appears in Collections:UM - Produção Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ana Paula Reis 2016. BSC como ferramenta de controlo de gestão e alinhamento estratégico nas organizações.pdf877,15 kBAdobe PDFView/Open
Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

NOSI Universidade do Minho  

Portal do Conhecimento  - Feedback - portaldoconhecimento@mesci.gov.cv - Tel. +238 - 2610232

Facebook